Como fotógrafo de natureza não me contento apenas em conseguir bons registros, sinto que tenho responsabilidades inadiáveis e inegociáveis com cada um dos locais que retrato.
De que me adiantaria voltar para casa com lindas fotos se junto a isso não tivesse uma preocupação legítima com a manutenção e conservação dessas paisagens? A natureza é minha morada e minha fonte de inspiração, devo o máximo respeito a ela!
Há várias formas de se agir em favor da natureza, desde escolhas diárias no modo de vida e consumo, até atitudes quando estamos em campo fotografando.
Certamente falarei sobre práticas diárias que geram impactos positivos na conservação da natureza em textos futuros, ainda que não seja um tema diretamente relacionado à fotografia, se tem a ver com preservação da natureza tem a ver com meu propósito.
Mas neste espaço quero falar sobre princípios básicos que adoto quando estou ao ar livre fotografando. Esses princípios não foram criados por mim e nem são invenções da minha cabeça.
Há uma extensa comunidade de fotógrafos que compartilha dessa mesma preocupação com a preservação da natureza no exercício de suas atividades.
Fruto dessa preocupação ambiental nasceu a Nature First, instituição que reúne fotógrafos com objetivo de promover a proteção e preservação dos lugares naturais e selvagens do mundo.
Através do compartilhamento de boas práticas, inspiração, união comunitária e educação, a Nature First advoga pela adoção de sete princípios básicos, pensados e desenvolvidos para educar e orientar fotógrafos profissionais e amadores em práticas sustentáveis de impacto mínimo.
Segundo palavras deles “algumas das maiores paisagens e áreas naturais preciosas da Terra estão ameaçadas pelo aumento da visitação e pela falta geral de cuidado. Nosso objetivo é preservar esses lugares construindo uma aliança de fotógrafos responsáveis e cultivando uma comunidade de embaixadores e parceiros locais para ajudar a divulgar”.
Faz todo o sentido para mim, faz para você também? Conheça esses princípios.
1. Priorize o bem-estar da natureza sobre a fotografia.
2. Eduque-se sobre os lugares que você fotografa.
3. Reflita sobre o possível impacto de suas ações.
4. Use discrição ao compartilhar locais.
5. Conheça e siga as regras e regulamentos.
6. Sempre siga os princípios do Leave No Trace e se esforce para deixar os lugares melhores do que você os encontrou.
7. Promova e eduque ativamente outras pessoas sobre esses princípios.
Como seguidor ativo desses princípios é meu dever divulgá-los e educar você sobre eles, afinal todos nós habitamos a mesma casa e somos responsáveis pela sua preservação.
Em textos futuros irei aprofundar sobre cada um deles, então acompanhe para não perder e dê uma olhada no material que já tenho publicado sobre isso no Instagram. Falemos!